sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vamos melhorar a faculdade de Medica Estadual em Jequié.








O secretário de Saúde, Jorge Solla, discutiu várias possibilidades para a faculdade de Medicina em Jequié. Uma preocupação muito importante.

O secretário estadual, Jorge Solla, recebeu, portanto nesta ultima segunda-feira (08/4), uma comitiva de candidatos (não a faculdade) para  discutir e  buscar soluções necessárias à  permanência do curso de Medicina, da Universidade Estadual do Sudoeste, no campus de Jequié.

A classe política esteve representada por vários deputados, já que o ano de 2014 será a data da resposta da população a este descalabro.

Notou-se que a quantidade de representantes é quase o numero de alunos por turno. Seria até engraçado se não estivesse em foco à vida dos estudantes e dos seus clientes (a população).

Tivemos Afonso Florence, Roberto Britto e Antônio Brito,  Euclides Fernandes e Bira Coroa, a prefeita de Jequié, o vice-prefeito, o secretário municipal de Saúde, também esteve presente o presidente interino da Câmara de Vereadores, Josué Menezes, os vereadores José Carlos e Deyvison Batista. A Uesb se fez presente com o  Reitor Paulo Roberto Pinto e do campus de Jequié,  o diretor do Departamento de Saúde, professor Marcos Henrique e a coordenadora do curso de Medicina, Cristina Bittencourt Leite, além de professores. O diretor do Hospital Geral Prado Valadares, Gilmar Vasconcelos, candidato a candidato a deputado estadual e o Dr. Eduardo Boery, diretor de ensino da Fapesb. O  superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde da Sesab, Alfredo Boa Sorte. Só faltaram os mais interessados os estudantes.

O curso de Medicina é  fundamental para a consolidação do ensino superior em Jequié e região.

O deputado estadual Euclides Fernandes  como sempre foi à peça mais importante na reunião que demonstrou uma grande confiança de que o governador Jaques Wagner tome uma atitude efetiva para salvar o curso de Medicina. Deve-se ressaltar a posição de realce do futuro e provável deputado estadual Dr. Gilmar Vasconcelos.

Na reunião houve um esforço conjunto para atração de docentes, o que será incentivado através da contratação de profissionais.
Quanto ao campo para estágios e internato, o Secretário Jorge Solla, colocou a rede de unidades da Sesab.

Os deputados ainda sinalizaram a possibilidade de levantarem recursos através de emendas parlamentares para a construção de um pavilhão de aulas (para quando, será, ou seja, no ano de  2014?), para oferecer  melhores condições de ensino e aprendizado dos alunos, pois o ano de 2014 será muito importante para eles, por causa das eleições.

Já para a população e os estudantes, restou unicamente a esperança.

 O deputado estadual Sandro Regis, que por sua seriedade não participaria jamais de uma reunião sem a presença dos universitários, que são os reais interessados.


Sandro vai convidar os estudantes de medicina para uma grande reunião na Assembleia Legislativa da Bahia.  Uma reunião para propor soluções, como a contratação provisória, em caráter de urgência, de professores médicos com títulos de especialistas registrados no CREMEB e ou com títulos de mestres ou doutores nas suas respectivas especialidades.

Sandro Regis acredita ser fundamental a contratação imediata, com vinculo provisório de profissionais competentes e a construção imediata do Hospital Escola. Que curiosamente vem sendo esquecido nestas reuniões de políticos, que se preocupam somente com a eleição no ano de 2014.


Afinal porque o ano de 2014 se tornou tão importante?

Nenhum comentário: